PROFESP

Projeto Saúde do Núcleo PROFESP conclui atividades do primeiro semestre

O programa tem o objetivo de promover atividades educativas e ações efetivas voltadas para prevenção e atenção à saúde
Publicada em: 04/08/2023 12:23
Imprimir
Fonte: UNIFA, por Sargento Ben-Hur
Edição: Agência Força Aérea

O Projeto Saúde do Programa Pedagógico do Núcleo do Programa Forças no Esporte (PROFESP) da Universidade da Força Aérea (UNIFA) encerrou as atividades do primeiro semestre atendendo 120 beneficiários do PROFESP UNIFA, entre 10 e 17 anos.

O Projeto Saúde tem por objetivo contribuir com a formação plena dos beneficiários, por meio da implementação de atividades educativas e ações efetivas voltadas para a promoção, prevenção e atenção à saúde. Visa, sobretudo, ao enfrentamento de vulnerabilidades e intercorrências que possam comprometer o pleno desenvolvimento das crianças e dos jovens integrados ao PROFESP UNIFA. As ações do Projeto têm por finalidade promover a melhoria da qualidade de vida e internalizar hábitos e condutas permanentes de cuidado com a saúde.

A primeira ação ocorreu em abril, sendo uma palestra ministrada pela Sargento Enfermeira Maria Neto Coelho, do Hospital de Aeronáutica dos Afonsos (HAAF), que tratou da higiene corporal e suas implicações, ressaltando a importância do cuidado com o corpo, tendo em vista a exposição diária a micro-organismos e sujeiras externas. Essa exposição destacou a relevância da boa higiene corporal, não apenas para a aparência, mas como essencial para evitar a disseminação de bactérias, vermes, fungos, vírus e doenças infecciosas.

O segundo evento do semestre tratou da saúde sexual e reprodutiva de adolescentes e jovens. A palestra apresentou uma abordagem educativa centrada na perspectiva de redução de infecções sexualmente transmissíveis e nos índices de evasão escolar causada pela gravidez na adolescência. A atividade foi conduzida pela Suboficial Enfermeira Camila Vieira Negrão dos Santos e a Sargento Enfermeira Marcelly Duarte, ambas do Instituto de Medicina Aeroespacial (IMAE).

No mês de junho, com o apoio do HAAF, o Núcleo promoveu, ainda, a campanha de vacinação contra a Influenza. A equipe do setor de imunização do Hospital aproveitou a oportunidade para conferir as cadernetas de vacina dos beneficiários e atualizou o esquema vacinal das crianças e dos jovens, com base no Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde.

Ademais, no mês de julho, uma equipe formada por integrantes do Hospital de Campanha da Aeronáutica e da Subdiretoria de Atenção à Saúde e Regulação da Assistência Médico-hospitalar (SARAM) realizou palestra sobre saúde bucal e a aplicação de flúor nos beneficiários. A atividade foi articulada pela Graduada-Master da Guarnição de Aeronáutica dos Afonsos, Suboficial Enfermeira Adriana de Oliveira Pinheiro Garrido, em coordenação com o Núcleo PROFESP UNIFA e a Diretoria de Saúde da Aeronáutica (DIRSA).

A Capitão Dentista Aline Reinozo Gonçalves comentou o quão gratificante foi orientar os beneficiários do programa. “A apresentação virou um bate-papo animado com perguntas, finalizando com aplicação de flúor e instrução prática de higiene oral. Esse tipo de ação, além de instruir os beneficiários nos cuidados com a saúde, permite também uma troca valiosa. Espero ter outras oportunidades para participar desse projeto”, finalizou.

A beneficiária Vitória Daianne Rodrigues de Alcântara afirmou ser muito importante participar das atividades. "Vai me ajudar muito a zelar pela minha saúde. Entendi a necessidade de cuidarmos do nosso corpo para nos sentirmos bem", destacou.

Dessa forma, o Projeto Saúde viabiliza a interação e integração de esforços entre segmentos e organizações do Comando da Aeronáutica (COMAER) por meio de ações e iniciativas em torno de atividades educativas de proteção à saúde, como parte de uma formação ampla para a cidadania e em benefício de crianças e adolescentes que participam do Programa Forças no Esporte.

Programa Forças no Esporte

O PROFESP é um Programa social desenvolvido pelo Ministério da Defesa, com o apoio da Marinha do Brasil (MB), do Exército Brasileiro (EB) e da Força Aérea Brasileira (FAB), em parceria com os Ministérios da Cultura, da Educação, do Esporte, do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, e dos Direitos Humanos e Cidadania.

O PROFESP é destinado ao atendimento de crianças e jovens de ambos os sexos, a partir de seis até os 18 anos, em situação de vulnerabilidade social, e visa ao desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, oferecendo atividades esportivas, culturais e sociais, e proporcionando a melhoria da qualidade de vida.

As ações do Programa têm por finalidade promover a valorização da pessoa, reduzir riscos sociais e fortalecer a cidadania, a inclusão e a integração social dos beneficiários, por meio do acesso à prática de atividades esportivas e físicas saudáveis e socialmente inclusivas, realizadas no contra turno escolar, dentro de organizações militares.

Fotos: Tenente Adolfo / UNIFA

imagens/original/45992/FOTO_02.jpg
imagens/original/45992/FOTO_04.jpg